sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SINAPIENS: Do analógico ao digital

Encerrando o ciclo matutino de palestras, apresentaram suas pesquisas o pesquisador e bolsista do CNPq Rafael Foletto e os professores da Universidade Federal do Pampa, Marco Bonito e Gabriel Feil. Na oportunidade, cada um trouxe um tema diferente que despertou a atenção dos presentes ao I SINAPIENS.
  O Profº Msº Marco Bonito, apresentou um Seminário de Tese de seu Doutorado, intitulado "As produções, mediações e apropriações do jornalismo digital deficiente".
Nela, o professor explanou o quesito de apropriação e de como os deficientes visuais consomem as informações na Internet. Bonito também fez referência ao uso de ferramentas digitais,para a pesquisa científica, como o colhimento e apuração de informações através do Facebook, Twitter e Google Reader.

O Profº Drº Gabriel Feil, integrante do Grupo de Pesquisa T3xto, aqui da UNIPAMPA, pontuou Roland Barthes, Deleuze e o "falar sobre". Que nós devemos experimentar algo novo para assim mudarmos o hermetismo da pesquisa cientifica. A pesquisa de Gabriel é o resultado de sua tese de Doutorado, que virou livro em 2011. Tratou, ainda, do prazer que o pesquisador deve sentir ao apresentar seu trabalho. 

O Pesquisador do CNPq, Msº Rafael Foletto, apresentou sua pesquisa denominada "Presidentes de Latinoamerica: recepção do ciclo de documentários", onde usou como ponto de partida uma série de documentários, realizados por uma produtora argentina, com onze presidentes da América Latina.
Apoiado nos conceitos jornalistico e de metadocumentários, mostrou o processo midiático como um todo. Foletto explicitou a importância da abordagem metodológica que tenha relação com os objetos de pesquisa. Ainda reforçou a necessidade e a importância da realização de pesquisas dentro das próprias pesquisas, explorando conteúdos dos comentários recebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário