sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sinapiens: o diálogo entre o teórico e o empírico

O processo de relacionar a teoria e a prática também esteve em pauta no Sinapiens. A Prof.ª Me.ª Marina Zoppas de Albuquerque, membro do PROCESSOCOM, apresentou fragmentos de sua pesquisa desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação da UNISINOS. Intitulado "A Comunicação Cidadã na Mídia Digital", o estudo científico de Marina tem como objetivo compreender a relação e os processos comunicativos entre as mídias e os movimentos sociais.

A pesquisadora propôs a desconstrução de conceitos estáticos e a abertura de novas possibilidades e olhares. Marina fez referência ainda ao conceito de internauta cidadão e à divulgação e mobilização dos usuários, para movimentos de direitos humanos, através de sites e redes sociais.

Com o tema "Comunicação, Saúde Pública e Cidadania", o Prof. Dr. Cristóvão Almeida, o Prof. Me. Joel Felipe Guindani - docentes da UNIPAMPA - e o acadêmico de Publicidade e Propaganda, Jackson Neves, também da Universidade, mostraram seu projeto de extensão, que objetiva contribuir com o sistema de saúde de São Borja. Através do uso da Etnografia - método de estudo baseado na observação participante e no contato direto com o objeto de estudo - os pesquisadores objetivaram a compreensão de como a comunicação midiática atua na mediação e transformação da saúde e da cidadania.
Outro ponto exposto foi o tratamento da saúde e das enfermidades como questões coletivas, que se dão através da relação entre diferentes pessoas. Na pesquisa, foram analisados banner, flyers, comunicados, cartazes entre outras formas utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para informar à população sobre campanhas de conscientização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário