sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sinapiens: estudos científicos e olhar crítico em São Borja



Uma oportunidade para apresentar novos saberes e possibilidades de pesquisa. Foi desta forma que a  Professora e Coordenadora do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Elisângela Pessoa, definiu a primeira edição do Sinapiens.O evento, que teve como palco o Estúdio de TV da UNIPAMPA, é fruto de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), e a Universidade sede. Seu foco é o debate e a apresentação das metodologias científicas empregadas na construção de estudos científicos.
Na abertura oficial do Seminário, o Prof. Me. Marco Bonito e o Prof. Me. Cristóvão Almeida - que, junto como o Prof. Me. Joel Guindani, são organizadores do evento - enfatizaram a importância de um espaço, dentro da academia, para a discussão deste tema. Acadêmicos de todos as graduações do Campus São Borja assistiram à abertura. As explanações do Sinapiens começaram com a apresentação da Prof.ª Me.ª Tabita Strassburger, docente da Unipampa, que apresentou um pouco sobre o conceito de cidadania comunicativa (dinâmica que perpassa todas as instâncias, desde a produção até os sujeitos comunicantes).
Isto, através de sua pesquisa de mestrado da UNISINOS, sobre a rede de notícias multiestatal  TeleSUR. Esta rede tem sua sede principal em Caracas, na Venezuela,  mas é composta de conteúdos sobre toda a América Latina e Caribe. Além da equipe de profissionais vinculada ao TeleSUR, o portal da internet é composto também a partir de conteúdos enviados pelos usuários. Tabita apresentou ao público a pesquisa como um processo em constante construção e continuamente reformulado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário